• 11/12/2020

PAROQUIA NOSSA SENHORA DO LORETO

(PADRES ORIONITAS)

AGRADECIMENTOS

Queridos irmãos, e irmãs, queremos agradecer a Deus por nos ter dando a oportunidade de juntos TRABALHARMOS NA EVANGELIZAÇÃO NESTE ANO DE 2020. Estamos encerrando mais uma festa de Nossa Padroeira Nossa Senhora de Loreto.

A Capela de Nossa Senhora do Loreto foi erigida entre os anos de 1810 a 1 815 e o povoado de Morada Nova foi logo elevado a Curato em 1823. Em 1842 o curato de Nossa Senhorado Loreto de morada Nova foi transferido da Paróquia de Santana dos Alegres para a Vila João Pinheiro e abrangia então as capelas filiais do arraial Nossa Senhora do Patrocínio do Marmelada, hoje cidade de Abaeté, de Santo Antônio de Tiros, de Nossa Senhora das Dores de Areado de Patos. De João Pinheiro foi transferida para a cidade de Dores do Indaiá, pela lei número 239, de 30 de outubro de 1 842. Em 21 de maio de 1 852 foi elevado à categoria de Paróquia. Pertencia à Diocese de Olinda (Pernambuco), hoje pertence à Diocese de Luz. A freguesia de Morada pertenceu ao Bispado de Pernambuco até 1 860 e conservava em Paracatu, um provisor, daí passou a fazer parte da Diocese de Mariana por breve pontifício de 17 de setembro de 1 860.

Em 1 955 foi a provisão do novo Vigário Padre Jacinto Scavone, por Dom Manuel Nunes Coelho, por mercê de Deus e da Santa Sé Apostólica, Bispo do Aterrado. Veio substituir o padre João Bonifácio e chegou em 12 de março de 1955. Entrou em vigor nesta época as normas do contrato da Diocese do Aterrado com a congregação da “Pequena Obra da Divina Providência”,

A Paróquia de Morada Nova de Minas foi entregue à Congregação da Pequena Obra da Divina Providência Dom Orion, sob o selo e sinal do bispo do aterrado Dom Manuel Nunes Coelho, e o padre provincial dos orionitas Padre Ângelo Bonoli, no dia 15 de agosto de 1954, cidade de Luz.

Muitos foram os sacerdotes que passaram por esta paróquia no intuito de evangelizar, cerca de 44 párocos, cada um com o seu jeito de ser como o seu carisma, com as suas qualidade e defeitos, deixaram a sua participação nesta nossa linda paróquia, a eles os nossos agradecimentos e a eterna gratidão.

Este ano passamos por muitas dificuldades em todo o mundo a pandemia, um vírus invisível, O COVID- 19, poderia ter sido um vírus COM-VIDA, mas foi um com morte, morte de tantas pessoas, pobres, ricas, conhecidas e desconhecidas. Luto em nossas famílias, por esta e outras doenças, as quais nem se quer puderem ter nem a presença da igreja, neste último momento entre nós, a ausência dos seus familiares, solidão no último instante, no hospital, e nas casas o isolamento. O que nos restou foi a confiança na ressurreição, a certeza que Deus é o Senhorio da História e da vida está nas mãos de Deus. A Ele confiamos as dores e sofrimentos de nossos irmãos e irmãs. A vida continua e precisamos ter esperança. O fechamento das Igrejas, a ausência ainda hoje, da Eucaristia para os idos e doentes, que triste! No entanto, como o profeta no tempo do Exilio devemos despertar em todos a esperança” não temas eu JAVÉ TEU DEUS TE TOMAREI PELAS MÃOS. SOU EU QUE TE AJUDO”.

Hoje, celebramos, e se considerarmos o início da construção desta igreja 2010 anos, na qual está nossa capela recebeu o título de Nossa Senhora de Loreto e 66 anos da presença dos padres orionitas nesta cidade.

É TEMPO DE GRATIDÃO A DEUS NOSSO PAI E CRIADOR QUE NOS CONCEDE A CADA DIA GRAÇAS E BÊNÇÃOS, MESMO EM MEIO A TANTAS DIFICULDADES E DESAFIOS, Agradecemos - a NOSSA PADROEIRA NOSSA SENHORA DE LORETO

AOS NOSSOS PATRONOS E PADROEIROS: SÃO SEBASTIÃO, SÃO LUIZ ORIONE, SÃO JOSÉ, SÃO GERALDO, NOSSA SENHORA DE FÁTIMA, NOSSA SENHORA APARECIDA, NOSSA SENHORA DO PERPÉTUO SOCORRO, SÃO VICENTE DE PAULA E SENHOR BOM JESUS.

Ao nosso Bispo Dom José Aristeu Vieira, bispo diocesano de Luz, pelo incentivo e apoio.

A congregação dos padres, irmãos, eremitas orionitas

Ao Cl. Flaviano de Oliveira Freitas, tirocinante nesta paróquia.

À COMUNIDADE TERAPÊUTICA DOM ORIONE (CTSLO)

Ao CEPAE- CONSELHO PARA ASSUNTOS ECONÔMICOS

AO CPE – CONSELHO PARA EVANGELIZAÇÃO

As comunidades São Geraldo, São José e Vila Vicentina, Pé da Serra, Pindaíbas, Traçadal e Campo Alegre.

Aos noitários de cada dia de nossa festa.

Aos nossos ministros da comunhão, que receberam o mandato, aos que colaboraram com o lanche, jantar e café da manhã do sr. Bispo, padres e seminarista na casa paroquial.

Às Famílias de nossa Paróquia, que aceitaram ser padrinhos da festa.

Às pastorais movimentos e serviços.

As equipes Litúrgicas de cada dia de nossa festa.

Aos que fizeram sua doação espontânea. Não citarei nomes, pois nem sei que são e poderia cair no esquecimento de alguém, não menos importante. Mas Deus sabe e vai, com certeza, retribuir o empenho e a dedicação.

São tantas pessoas que queríamos demonstrar nossa gratidão, que de um simples gesto a grande transformação que contribuíram para que este ANO DE 2020 fosse de Fato um ano onde, APESAR DAS DIFICULDADES, tudo pudesse ser de acordo com o projeto de Deus. Obrigado a todos!

No mais, agradecer a cada paroquiano e amigo, aos nossos dizimistas que durante todo este ano devolveram o dízimo, fizeram as doações, compartilharam, e se alegraram com todas as coisas bonitas que realizamos. A todos o nosso muito obrigado e que Deus fortaleça a cada um dando-lhes fé, coragem e perseverança para ouvir, proclamar e seguir os ensinamentos de Cristo.

Que Deus os abençoe e fortaleça a todos para que sejamos cada vez mais uma comunidade de fé, que vive a comunhão de amor, enfrentando as lutas e partilhando as alegrias e desafios; Que Nossa Senhora do Loreto e São Luiz Orion abençoe a todos!