Conselhos Provinciais latinoamericanos

• 26/11/2020

Conselhos Provinciais latinoamericanos

Queridos irmãos,

A graça e a paz de Nosso Senhor Jesus Cristo estejam sempre convosco!

Nas reuniões do Conselho Geral, realizadas de 23 a 24 de novembro, foi examinado o resultado da consulta realizada nas províncias da América Latina, conforme o artigo 190 de nossas Constituições. Após um adequado discernimento e obtido o consentimento dos confrades interessados, nomeio os seguintes confrades para o governo das Províncias para o triênio 2021-2023:

Província “ Nuestra Señora de la Guardia ” (Buenos Aires) - Argentina, Paraguai e Uruguai

• P. Eldo Rubén MUSSO - Diretor Provincial

• Gustavo Adrián VALENCIA AGUILERA - Vigário
  • Giacomo VALENZA - Vereador
  • DE ANÚNCIOS. Juan Alberto DAZA JARA - Tesoureiro

Os novos Conselhos tomarão posse em 1º de janeiro de 2021, com término em 31 de dezembro de 2023.

Como certamente notaram, houve uma mudança na constituição jurídica da Vice-Província do Chile, que passou a ser uma Delegação com o mesmo título de “Nossa Senhora do Carmen” , com sede em Santiago.

A mudança ocorreu para atender às necessidades internas que exigem um novo tipo de governo. Numa consulta realizada pelo Conselho Geral, os confrades do Chile se manifestaram a favor da manutenção da autonomia jurídica, ao mesmo tempo em que mudaram sua tipologia. Estamos certos de que esta decisão pode provocar novos dinamismos, não só nos religiosos ou nas estruturas de apostolado, mas em toda a família carismática. Nesta perspectiva, pensamos na inserção de um delegado superior de outra província e esperamos que haja também outras trocas de pessoal, destacando o espírito missionário orionita. Finalmente, esperamos que o carisma mais vivo do que nunca no Chile continue a dar seu testemunho de fidelidade a uma nação que foi visitada pelo Fundador em 1936.

Quero agora agradecer aos confrades que chegaram ao fim de preciosos anos de serviço à Congregação ocupando diversos cargos nos conselhos provinciais: Pe. Gustavo Aime e Pe. Héctor Pazos, da Província “ Nuestra Señora de la Guardia ”; O P. Amilar Eurides Giuriato e o P. Zenildo Rosa, da Inspetoria “ Nossa Senhora de Fátima ”; O P. Rodinei Carlos Thomazella, o P. José Silva de Paiva e o P. Aparecido da Silva, da Inspetoria “ Nossa Senhora da Anunciação ”; Pe. Sergio Felipe Valenzuela Ramos e Pe. Alvaro Rodrigo Olivares Fernandez, da Vice-Província “ Nuestra Señora del Carmen ”.

Em várias ocasiões tive oportunidade de recorrer a eles para aprender mais sobre a realidade e a situação das várias casas da Congregação, ou mesmo para tratar de questões relativas às suas províncias. A colaboração sempre foi preciosa para mim e me ajudou a dar respostas mais adequadas às necessidades que existiam. Os conselheiros gerais também agradecem o trabalho realizado em conjunto, principalmente nas secretarias. Esta colaboração sem dúvida contribuiu para fortalecer o espírito de família e nossa comunhão fraterna. O Senhor recompense a cada um e torne fecunda a obra que iniciaram como " colaboradores de Deus " (cf. 1 Cor 3, 9).

Agradeço também àqueles que aceitaram assumir a responsabilidade pelos próximos três anos. Para eles a nossa oração e os nossos votos de um ministério fecundo para o bem das Províncias e a unidade da Congregação.

Aos Superiores Provinciais recordo as palavras sábias e precisas das nossas Constituições quando, falando do estilo de autoridade, dizem: « Os Superiores ... exercem a autoridade em espírito de serviço aos irmãos, para exprimir a caridade com que Deus os ama. «Um dos sinais do amor de Deus se manifestará, sem dúvida, quando o Superior cumprir a seguinte tarefa fundamental para com os irmãos:« Ouçam de boa vontade e promovam a união das suas forças para o bem da Congregação e da Igreja " (ver Const. nº 136).

Recordo aos Conselheiros provinciais que a tarefa mais importante e eficaz a desenvolver, que terá uma forte ressonância em todos os confrades, é testemunhar a unidade com o próprio provincial, a prudência na fala, a comunhão interna e a franqueza na expressão. suas opiniões para contribuir para o discernimento comum.

Por fim, peço a todos os confrades que aceitem os compromissos com o coração livre e obediente, com espírito de fé e comunhão. Já agora oramos por estes nossos irmãos. Invocamos por eles a intercessão de Nossa Senhora - “ de la Guardia ”, “ de F átima ”, “ da Anunciação ”, “ del Carmen ” - para que sejam sempre guiados pelo Espírito Santo.

Dom Orione disse e digo também a cada um de vós, também em nome dos Conselheiros gerais: Ave Maria e avante ! Coloque toda a sua vida e coração nas mãos de Nossa Senhora e ore por ela!

Com afeto fraterno no Senhor,

P. Tarcísio Vieira