FESTA DE NOSSA SENHORA MÃE DA DIVINA PROVIDÊNCIA

• 20/11/2020

FESTA DE NOSSA SENHORA MÃE DA DIVINA PROVIDÊNCIA

SOLENIDADE DE NOSSA SENHORA DA DIVINA PROVIDÊNCIA <>

O culto a Nossa Senhora, sob o título de Mãe da Divina Providência, teve origem por volta do ano de 1732, quando, na Igreja de São Carlos e São Brás – em Roma – foi exposta a imagem de Nossa Senhora com o Menino nos braços e apresentada esse título.
São Luís Orione, acolheu esse culto, que muito tem a ver com o nome dado a nossa congregação. Em 1961 a Santa Sé consentiu aos Filhos da Divina Providência que inserissem a celebração no calendário próprio.

“Nossa Pequena Obra é e quer permanecer toda de Deus; é a obra da Divina Providência, especialmente pelas mãos de Maria. À Nossa Senhora, ontem, hoje, amanhã e sempre, confiamo-nos totalmente com fé inquebrantável e com uma confiança que jamais será desiludida. Se algum bem nós conseguimos fazer, quem o faz é sempre ela, Nossa Senhora!” (S. Luis Orione)

fonte.:https://www.facebook.com/orionitas/

Bem-aventurada Virgem Maria, Mãe d. Div. Providence (solenidade)

A história do culto à Mãe da Divina Providência

O culto a Nossa Senhora com o título de Mãe da Divina Providência parece ter se originado no ano de 1732, quando a imagem da Virgem com o Menino foi exposta na Igreja dos Santos Biagio e Carlo em Roma em seus braços e apresentada a essa denominação.

Em 1744 Bento XIV também permitiu celebrar anualmente uma solenidade em homenagem a Nossa Senhora, Mãe da Divina Providência, no sábado anterior ao terceiro domingo de novembro. Então surgiu com o mesmo nome uma irmandade autorizada pelo próprio papa e elevada à categoria de arquiconfraria por Gregório XVI. Os Padres Barnabitas homenagearam a Madona Mãe da Divina Providência nomeando altares, capelas, igrejas e faculdades em todos os lugares. São Luís Orione acolheu o culto visto que se adequava ao propósito e ao nome de sua Congregação. A Santa Sé permitiu aos Filhos da Divina Providência inserir a celebração em seu próprio calendário por decreto de 13 de dezembro de 1948. Foi então concedido o título de Padroeira Principal por decreto de 29 de setembro de 1961. A Missa foi aprovada em 2 de fevereiro de 1972 e prevista para 20 de novembro. EU'

No dia 20 de novembro, a solenidade de "Maria, Mãe da Divina Providência" também é celebrada liturgicamente em todas as casas da Pequena Obra da Divina Providência . É também o aniversário da aprovação papal definitiva da Congregação e das suas Constituições em 1954.
Sabemos que "Nossa Senhora da Divina Providência" é o título dado por Dom Orione àquela pequena e gasta estátua de madeira que colocou em homenagem ao " primeiro colégio ”da Divina Providência em San Bernardino e que ainda se encontra no“ Paterno ”de Tortona. Quando Dom Orione chama Maria de “ mãe e fundadora celestial”Expressa a fé do coração e também evoca uma história concreta, marcada pela presença extraordinária de Nossa Senhora no nascimento e desenvolvimento da Pequena Obra da Divina Providência.
Mãe da Divina Providência é e significa Mãe de Deus, como Dom Orione explicou em uma famosa conferência realizada no final dos exercícios espirituais de Campocroce em 1924: “ Como os agostinianos têm a Madonna del Buon Consiglio ... Os franciscanos, que foram os defensores da Imaculada Conceição , eles têm a Imaculada Conceição ... Nossa Madonna da Divina Providência, ela é a Mater Dei, a onipotente pela graça ”.
Mãe da Divina Providência é e significa Mãe da Congregação. Invoquemos de Nossa Senhora esta segunda “providência” que é o amor “dos filhos” pela Santa Mãe Congregação e o amor “dos irmãos” por todos os irmãos e membros da Pequena Obra da Divina Providência. (F. Peloso)
O amor e a devoção de Dom Orione por Maria tinham características de amor filial. Em todos os seus escritos surge este sentido de filiação, como o de uma criança que se abandona nos braços da mãe (cf. Sl 131 [130>, 2). Dom Orione gostava de dizer que Maria é a fundadora e Mãe da Pequena Obra e que esta "é sua desde o início ": "O nosso Instituto está especialmente confiado a ela e está sob seu manto como seu filho mais novo ". (DOLM I, 133). O título mariano próprio da Pequena Obra é " Mater Dei ". Mater Dei: "Escolhemos o título mais bonito que honra Nossa Senhora (...). A Pequena Obra tem a sua devoção e a sua ejaculação mariana, muito particular, um reflexo do seu espírito e do seu culto a Maria Santíssima: é a invocação "Mater Dei, ora pro nobis" "(DOLM I, 282-283). Este título sintetiza todos os dogmas, tanto em referência a Cristo como a Maria: “ Queremos sempre confessar, mesmo no culto a Maria, a Divindade de Jesus Cristo, pois o nosso coração, a nossa mente e a nossa fé acreditam nela. , ele o ama e ele o adora ”(DOLM I, 300).

===== DOWNLOAD =====

Os textos litúrgicos de celebração da Solenidade podem ser baixados de nosso site clicando em:

1. "Santa Missa da Bem-Aventurada Virgem Maria Mãe da Divina Providência, Padroeira principal" (PDF - A4 - 7 páginas) que inclui os textos da Santa Missa com as leituras, a oração dos fiéis, o prefácio e a bênção solene .

2. "Liturgia de 20 de novembro - Bem-aventurada Virgem Maria - Mãe da Divina Providência, padroeira principal" (PDF - Breviário inserir formato - 44 páginas) . Para imprimir este encarte, já paginado como livreto, a impressora deve estar configurada da seguinte forma: formato A4; orientação do papel: vertical; tamanho real (não cabe!); impressão frente e verso (virar na borda longa). O arquivo de formato PUB também pode ser solicitado.

3. “Liturgia do dia 20 de novembro - Bem-aventurada Virgem Maria - Mãe da Divina Providência, padroeira principal” (DOC - A5 - 44 páginas) . Para imprimir este encarte, já configurado como livreto, a impressora deve estar configurada da seguinte forma: formato A4; orientação do papel: horizontal; impressão frente e verso (virar no lado esquerdo).

fonte.: http://www.donorione.org/calendarioOdierno.asp