16 ANOS DE CANONIZAÇÃO DE DOM ORIONE

• 18/05/2020

16 ANOS DE CANONIZAÇÃO DE DOM ORIONE

Paróquia Nossa Senhora de Loreto comemora 16 anos de Canonização do Fundador dos Padres Orionitas ( São Luis Orione).

Com tríduo e missa nos dias 14,15 e 16, encerrando solenemente com missa presidida pelo pároco, pe. José Maria da Cunha e participação do Pe. Ladir Osório de Freitas e pelo seminarista orionita Clérigo Flaviano de Oliveira Freitas. Tríduo e missa foram transmitidas ao vivo pelo facybook da paróquia e pela Webradio paroquia nossa Senhora de Loreto.

São João Luís Orione (Dom Orione) foi canonizado pelo papa João Paulo II, no dia 16 de Maio de 2004. Dom Orione, nasceu na pequena cidade de Pontecurone (Itália), no dia 23 de junho de 1972, faleceu em 1940. Passou a infância em um ambiente extremamente pobre. Da mãe herdou a religiosidade e do pai a preocupação social e o descontentamento com os políticos da época. Sua formação religiosa começou em 1885 e terminou em 1893, depois de passar por três congregações, a última na diocese de Tortona. Este ano estamos celebrando 125 anos de sua ordenação Presbiteral.

Dom Orione fundou a Pequena Obra da Divina Providência, congregação religiosa de padres, freiras, e irmãos leigos para formação de missionários no mundo todo. No Brasil, os seus primeiros missionários chegaram em 1914. Mas em 1921 ele veio ao País e abriu várias instituições de caridade. Hoje, são mais de 100 espalhadas pelo Brasil. Em 1 955 foi a provisão do novo Vigário Padre Jacinto Scavone, como primeiro padre orionita, nomeado por Dom Manuel Nunes Coelho, por mercê de Deus e sua Santa Sé Apostólica, Bispo do Aterrado (Hoje DIOCESE DE LUZ). Veio substituir o padre João Bonifácio e chegou em 12 de março de 1 955. Entrou em vigor nesta época as normas do contrato da Diocese do Aterrado com a congregação da “Pequena Obra da Divina Providência”.

Antes, no entanto, Já existia, desde 1950, na Fazenda Campo Alegre, município de Morada Nova de Minas - O LAR DOS MENINOS DOM ORIONE (Lar), obra social mantida pela Pequena Obra da Divina Providência (Dom Orione