TESTE

TESTE

MORADA NOVA DE MINAS E A PARÓQUIA NOSSA SENHORA DO LORETO

APRESENTAÇÃO:

Morada Nova de Minas está situada na área prioritária de Três Marias, na microregião do Estado de Minas Gerais, no alto médio São Francisco, composta dos municípios; Abaeté, Biquinhas, Cedro do Abaeté, Felixlândia, Martinho Campos, Morada Nova de Minas, Paineiras, Pompéu, Quartel Geral e Três Marias, segundo delimitação do conselho Regional de Geografia.

HISTÓRICO:

Distante de Belo Horizonte 280 quilômetros foi o município mais prejudicado com a construção da represa de Três Marias. Sua superfície de 2.034 k² reduziu-se para 1.160 k². Sua população de 17.500 habitantes, hoje é aproximadamente de 8.000 a 9.000 habitantes. Formou-se uma península após a inundação de suas terras, ocorrendo transformação no modo de vida de seus habitantes.

POVOAMENTO:

Segundo o historiador, professor Waldemar de Almeida Barbosa, o povoamento inicial de Morada Nova de Minas veio do Norte, de São Romão. Mais tarde elementos de Pitangui completaram esse povoamento. Na barra do Paraopeba, o primeiro morador de que temos notícia, em 1 737, é José de Faria Pereira, tornou-se dono de Sesmaria. Na região do Sucuriú, o primeiro morador foi Antônio da Costa Madureira, na fazenda Palmeiras. Seus vizinhos eram: Coronel Bernardo de Souza Vieira, no Sucuriú e no Indaiá, Dionísio Pereira de Castro. O povoamento foi se intensificando para os lados do Borrachudo com Manoel Inácio da Fonseca, João Dias da Rosa, Vicente Teixeira, Antônio da Costa e outros. Na região da extrema, em 1 739, o seu morador foi Tomé Rodrigues da Fonseca.

Segundo a tradição, por volta de 1 800, a fazendeira Inácia Maria do Rosário mandou construir em sua fazenda Saco Bom, uma capela, dedicada a Nossa Senhora do Loreto. Vinham os missionários franciscanos de Pernambuco, celebravam missas e pregavam missões. Ao construir a capela, Dona Inácia deu a Nossa Senhora do Loreto um patrimônio em terras: 180 alqueires, cujos limites, como constam a tradição, eram os seguintes: da cabeceira do córrego de Morada, em linha reta, à cabeceira do córrego do Guará; por este córrego abaixo até sua confluência com o córrego chamado Golfos. Por este córrego abaixo até sua confluência com o córrego de Morada; por este córrego acima até sua cabeceira onde teve princípio. Desta doação nunca descobriu nenhum documento, nem há quem saiba se a doadora tenha passado algum documento, embora todos afirmem que a doação é certa; visto como nas sucessivas heranças sempre foi respeitado o dito terreno, nunca herdeiro algum tenha alegado direito sobre o mesmo. Foi procurado repetidas vezes, dando buscas em cartórios das antigas comarcas de Sabará e Pitangui, mas sempre inutilmente, nunca encontrando um documento Jurídico, isto é; em cartório. Depois desta doação e construção da capela por Dona Inácia Maria do Rosário, outros fazendeiros foram tomando posse e construindo casas até tornar-se um arraial que continuou a chamar-se Morada Nova.

A Capela de Nossa Senhora do Loreto foi erigida entre os anos de 1 810 a 1 815 e o povoado de Morada Nova foi logo elevado a Curato em 1 823. Em 1 842 o curato de Nossa Senhora do Loreto de morada Nova foi transferido da Paróquia de Santana dos Alegres para a Vila João Pinheiro e abrangia então as capelas filiais do arraial Nossa Senhora do Patrocínio do Marmelada, hoje cidade de Abaeté, de Santo Antônio dos Tiros, de Nossa Senhora das Dores de Areado de Patos. De João Pinheiro foi transferida para a cidade de Dores do Indaiá, pela lei número 239, de 30 de outubro de 1 842. Em 21 de maio de 1 852 foi elevado a categoria de Paróquia. Pertencia à Diocese de Olinda (Pernambuco), hoje pertence à Diocese de Luz. A freguesia de Morada pertenceu ao Bispado de Pernambuco até 1 860 e conservava em Paracatu, um provisor, daí passou a fazer parte da Diocese de Mariana por breve pontifício de 17 de setembro de 1 860.